Resenha: Os 13 Porquê

segunda-feira, 4 de julho de 2016




Oii gente, hoje vou conta pra vocês o que eu achei do livro "Os 13 Porquê". Já faz um tempinho que li esse livro, mas a resenha fico bem legal, vale apena ler até o final. Beijos espero que gostem.







                                   Autor:

Esse livro foi escrito pelo  norte-americano Jay Asher, que  teve a ideia de escrever o livro  "Os 13 porquês" enquanto visitava um museu e escutava os comentários gravados sobre as obras em um áudio-guia.
Esse foi seu livro de estreia.


                      Sinopse:

Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes.

Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes.

Nas fitas, ela explica que 13 motivos que a  levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.



                      Minha Opinião

Esse livro vem com uma carga dramática enorme, ele é envolvente do início ao fim, você quer que aquilo não tenha acontecido, que ela não tenha se matado, pena que para existir história aquilo realmente aconteceu e você fica angústiado porquê o final vai continuar igual ao início, com ela morta.

Conforme os motivos vão sendo contados, a gente se coloca no lugar da Hannah, e pensando no que faríamos se estivéssemos no lugar dela, estivéssemos sofrendo aquilo, sem amigos, sozinhos.

O livro leva a gente a pensar em como pequenas coisas podem se transformar em uma bola de neve gigante, as primeiras coisas fazem a gente a pensar que foram motivos fúteis, mais conforme ela vai contando, a gente vê que até as coisas mais fúteis podem levar a grandes desastres.

E o autor, surpreendente a gente com a história do Clay, que é a história que a gente mais espera, por ser ele narrando e nem saber o real motivo daquilo.

O autor me agradou bastante na  forma em que  narrou o livro, entre a Hannah contando sua história e o Clay contando seu ponto de vista.

O final me agradou bastante, porque o autor mostra que ele aprendeu com aquilo que viveu. (Não posso explica isso direito, porque estaria dando spoiler.)

Esse livro deveria ser obrigatória nas escolas, porque jovens sabem ser muito maus as vezes é na brincadeira mais as pessoas que já estão ali sofrendo um drama familiar ou amoroso qualquer problema vai se mágoar com mais algo ruim que acontecer, piadas bobas nem sempre são bem vindas.

Esse livro me ensinou muito sobre isso, com certeza um livro que mudou meu jeito de pensar. Coisas pequenas mudam a vida das pessoas de um jeito inexplicável. Eu queria que as pessoas lessem esse livro, claro nem todos teriam o mesmo pensamento ou se quer gostassem do livro, mas acho que todos iriam levar algum ensinamento para vida.

Lógico que para este também são 5 estrelas
⭐⭐⭐⭐⭐

1 Comentário

  1. Era pra eu ter lido esse livro faz muito tempo, mas eu sei lá, fui adiando, agora não sei se vou ler ele ainda kkk

    ResponderExcluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.