Resenha: A Marca de Uma Lágrima

terça-feira, 11 de outubro de 2016


Resenha: A Marca de Uma Lágrima


Título: A Marca de Uma Lágrima
Autor: Pedro Bandeira
Editora: Moderna
Número de Páginas: 128
Nota: 10/10

Sinopse: Isabel se acha feia. Será mesmo? Ou somente ela acha isso? Escreve cartas e versos para ajudar o namoro de Rosana, sua melhor amiga, com Cristiano, seu grande amor. Por causa da beleza e da verdade de suas cartas, Cristiano mais se apaixona por Rosana e mais aumenta a desesperança de Isabel. Sua situação agrava-se ainda mais com a morte da diretora da escola, pois a jovem é testemunha de que aquele aparente suicídio seria na verdade um bárbaro assassinato.
Fonte: Livraria Cultura

Minhas Impressões
Narrado em 3ª pessoa, conta a história de Isabel. Trata-se de uma adaptação da peça Cyrano de Bergerac, do francês Edmond Rostand.
Isabel é uma adolescente de 14 anos, que mora com a mãe, após o divórcio dos pais. Ela sofre de problemas de baixa autoestima e vive brigando com o espelho, o qual ela chama de seu “pior inimigo”.
Logo no primeiro capítulo, Isabel é convidada para a festa de aniversário de 16 anos de seu primo Cristiano e como é obrigada por sua mãe a ir à festa, acaba convidando sua melhor amiga Rosana para ir junto.
Ao chegar à festa, Isabel encontra Cristiano e acaba se apaixonando por ele, porém ele fica encantado por Rosana e Isabel termina a festa bêbada no jardim, onde conhece um rapaz chamado Fernando, porém não lhe dá a menor atenção. A festa termina com um acontecimento que muda toda a vida de Isabel: ela “desmaiada” de tão bêbada recebe um beijo inesquecível de um rapaz usando uma correntinha; porém, ela tem certeza que esse rapaz é Cristiano.
Na segunda, quando o ano letivo começa, ela só consegue pensar no beijo de Cristiano, até que um fato durante a aula de inglês faz com que seu mundo comece a desabar: Cristiano pede pra conversar com ela em particular, ela marca um encontro no laboratório da escola e lá ele conta a ela que está apaixonado por Rosana e pede ajuda pra marcar um encontro com a menina. Isabel, então, promete ajudar.
Isabel ajuda a amiga a se encontrar, às escondidas, com Cristiano no cinema e ainda se preocupa com o fato de que Rosana é muito tímida. Como é uma excelente aluna em redação e escreve belas poesias, resolve escrever cartas para que Rosana entregue ao amado, se declarando.
Enquanto a amiga se encontra com Cristiano, Isabel resolve passear em uma livraria, onde acaba encontrando Fernando de novo.
Com o passar do tempo, Rosana e Cristiano ficam cada vez mais apaixonados; enquanto Isabel e Fernando ficam amigos.
Um novo acontecimento muda a vida de Isabel, ela e Fernando acabam sendo pegos fora de sala pelo bedel Brucutu e acabam testemunhando o momento em que o cadáver da diretora Dona Albertina é encontrado trancado na sala da diretoria. 
O caso acaba sendo encerrado como suicídio, porém Isabel acredita ter testemunhado fatos que comprovam que, na verdade, a diretora teria sido assassinada. Essa desconfiança a leva, em alguns momentos, a acreditar estar sendo perseguida.
Com tudo isso, Isabel e Fernando acabam se aproximando.
O final do livro é maravilhoso e tenho certeza que todos vão amar, assim como eu amei.
O livro mescla romance e um pouco de suspense. Porém, é uma história que quando você começa a ler não quer parar até terminar.
É um dos meus livros favoritos, o qual já li umas dez vezes, no mínimo, e estive lendo novamente para a Maratona Dark de Primavera. Sempre me identifiquei com Isabel, pois sempre tive baixa autoestima e sempre gostei de escrever.
É uma leitura recomendada para todas as idades, principalmente para adolescentes e jovens.

    Minha citação favorita:

 “A marca desta lágrima testemunha que eu o amei perdidamente. Em suas mãos depositei a minha vida e me entreguei completamente. Assinei com minhas lágrimas cada verso que lhes dei.” P. 91
“Por acaso você deve se apaixonar pelo compositor se a música dele o ajuda a conquistar a namorada? Ou pelo pôr-do-sol, quando as cores criam o clima certo para que ela diga sim?” p. 124

 Nos vemos na próxima! Beijos!!! 
Keila




Ah!  Se você ficou com vontade de ler o livro, ou já leu, ou tem alguma crítica ou sugestão pra melhorar minhas resenhas, não se esqueça de comentar. Obrigada!


2 comentários

  1. Me deixou louca de vontade de ler esse livro, parabéns suas resenhas trazem isso ao leitor, essa vontade dr conhecer a trama toda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Maiara pela oportunidade de fazer parte da equipe e compartilhar um pouco da minha opinião sobre os livros.

      Excluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.