Resenha: O sorriso da hiena

quarta-feira, 1 de março de 2017

Autor: Gustavo Ávila

Editora: Independente

Ano: 2015

Páginas: 304

Avaliação: ★★★★★


Sinopse: Atormentado por achar que não faz o suficiente para tornar o mundo um lugar melhor, William, um respeitável psicólogo infantil, tem a chance de realizar um estudo que pode ajudar a entender o desenvolvimento da maldade humana. Porém, a proposta feita pelo misterioso David coloca o psicólogo diante de um complexo dilema moral. 
Para saber se é uma pessoa má por ter presenciado o brutal assassinato dos seus pais quando tinha apenas oito anos, David planeja repetir com outras famílias o mesmo que aconteceu com a dele, dando a William a chance de acompanhar o crescimento das crianças órfãs e descobrir a influência desse trauma na vida delas.
Até onde ele será capaz de ir? É possível justificar o mal quando há a intenção de fazer o bem?

Minha Leitura: Em O sorriso da hiena vamos ter três pontos de vista e acompanhar os três sem aviso (mas garanto que isso não atrapalhará em nada na leitura).

•As primeiras páginas já é de deixar boquiaberto, cena onde acontece o assassinato dos pais de David que ele presencia tudo com 8 anos de idade, mortos sem nenhum motivo aparente, esse primeiro crime o qual desenrola toda a trama. 

•William o psicólogo, super renomado trabalha com crianças que sofreram algum tipo de trauma, e por conta do seu trabalho impecável é muito famoso no meio acadêmico depois que ele escreveu uma tese: "Como se tornam adultos" que basicamente descreve como um trauma pode moldar o caráter de uma pessoa após seu crescimento.
William começa a receber emails de David convidando-o para enfim concluir essa pesquisa. O assassino deixa claro que quer deixar o mesmo trauma que ele teve quando criança em outras crianças e famílias. 

•Arthur o detetive, bem dedicado ao seu trabalho tem síndrome de Asperger e por conta disso ele não entende piadinhas, brincadeiras e leva tudo no modo literal. E claramente ficará obcecado pelo caso das crianças. 

Tenho certeza que já ficaram curiosos de como tudo isso vai acabar! 
E olha, esse livro é tiro atrás de tiro!!! 

Bem intrigante!!! Esse negócio de você querer saber como os personagens vão solucionar tudo isso, se o assassino será descoberto, se as crianças realmente tem a possibilidade de serem cruéis depois do trauma presenciado, por conta disso a leitura se torna bem fluída, funcionou muito bem comigo. Eu facilmente leria qualquer coisa que Gustavo tenha escrito!

A forma como tudo se concluí foi um máximo, a história ficou bem fechada, fazendo você entender tudo. 
E mais ou menos no meio do livro você entende o título (eu particularmente fiquei me perguntando o sentido desse título, é bem diferente), e tudo passa a fazer mais sentido ainda, o final do livro não poderia ser outro, super se encaixa com o título.
Dá pra perceber que o autor trabalhou super bem em cima de tudo que ele colocou ali!!!
Sem palavras para história, super rápido e o final desse livro minha gente, é demais!!! 
Super recomendo a leitura!!! 

Ps.: Se caso não encontrarem o livro para compra não se desesperem. O livro foi publicado de forma independente pelo autor e por conta de todo o sucesso que fez a Editora Verus comprou os direitos do livro e logo menos será publicado pela editora.
E mais, a Globo comprou direitos de adaptação! 
Encerro com esse lacre!!!

Uma boa leitura pra vocês!
Obrigada por ler.
Meu insta: @jubisreads
Juliana Santos ❤

1 Comentário

  1. Nossa, deve ser bom mesmo pra globo commprar os direitos de adaptação :o
    Estarei no aguardo para comprar o livro!
    Já estou seguindo seu blog. Tem como dar uma forcinha no nosso canal do youtube? Agradecidas! <3
    https://www.youtube.com/gemanas
    http://gemanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.